segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Resenha: Um Amor Pra Recordar - Nicholas Sparks



Editora Novo Conceito

Sinopse:

      Cada mês de Abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1858, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com os seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado pra sair. Nem Landon havia sonhava com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie, sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.




      Outra estória linda do Nicholas Sparks e que também chorei muito, * Eu sei, eu sou uma manteiga derretida* e quero ver quem não chora.
      Eu assisti primeiro o filme e amei, e eu nem sabia que era um livro, quando eu assisti foi em uma época que eu nem lia livros e - nem sabia que existia um mundo tão lindo como esse das leitoras - foi uma amiga minha que me mostrou, ela tinha assistido tanto o filme que já tinha decorado as falas. kkkk
      O filme tem várias coisas bem diferentes do livro, por isso eu aconselho pra quem nunca leu o livro ler.
      Nesse livro eu amei, me apaixonei totalmente por um pedacinho do epílogo, muito lindo mesmo.



Fecho os olhos e os anos começam a andar para trás, como os ponteiros de um relógio rodando em sentido contrário. Como se através dos olhos de outra pessoa estivesse a ver-me rejuvenescer; vejo o cabelo mudar de grisalho para castanho, sinto suavizarem-se as rugas em torno dos olhos, os braços e as pernas tornarem-se vigorosos. As lições que fui aprendendo com a idade vão ficando menos claras, e a minha inocência regressa à medida que aquele ano agitado se vai aproximando.




Nem precisa dizer porque eu amei e fiquei com mais vontade ainda de ler o livro né? Depois de ler o pedacinho do epílogo ali em cima você com certeza vai saber porque eu fiquei com mais vontade de ler e vai querer ler também.

Landon é sarcástico, egoísta, revoltado e pensa só no que os "amigos" dele vão pensar....



- Não percebes? - perguntei, exasperado. - Não estou nervoso por causa do espetáculo, simplesmente não quero estar aqui. Não te quero acompanhar a casa, não quero que os meus amigos continuem a falar de mim, e não quero passar o tempo contigo. Estás sempre a comportar-te como se fossemos amigos, mas não somos. Não somos nada. Só quero que tudo isto acabe para que possa voltar à minha vida normal.



 Jamie é uma menina doce, amável, paciente, caridosa e corajosa, sem ser irritante de tão boazinha.

 
- Obrigada por me teres acompanhado a casa, Landon - gritou.

Estremeci assim que ela disse aquilo. Mesmo quando era mau para ela e dizia as piores coisas, Jamie conseguia encontrar uma razão para me agradecer.



E quando eles se apaixonam é realmente muito lindo.
Landon começa a deixar de ser tão egoísta aos poucos sem perceber, do mesmo jeito que ele se apaixona pela Jamie.



Naquela noite, devia telefonar a Jamie e dizer-lhe quanto é que tinha recolhido, mas simplesmente não o conseguia fazer. Ela falara-me de como queria algo de muito especial para aquele ano, e aquele dinheiro não ia dar para nada, até eu sabia isso. Então, decidi mentir-lhe e dizer-lhe que não ia contar o dinheiro até que nós dois o pudéssemos fazer junto, porque o projeto era dela, não meu.


  E você percebe que a realmente a última coisa que a Jamie queria era se apaixonar, porque ela já estava conformada com o destino dela e derrepente aparece o homem da vida dela é super triste.


(SPOILER) 


E quando Landon descobre  a leucemia da Jamie, você chora muito porque é triste.
 Quando ele finalmente descobre o que é se apaixonar de verdade, quando ele deixa de ser egoíta, e de pensar só no que os amigos dele pensam, e começa a se importar só no que ele pensa de si mesmo, e descobre o amor dele, ele descobre a doença da Jamie, e é como uma facada.



- Amo-te, Jamie - disse-lhe. - És a melhor coisa que já me aconteceu.
Era a primeira vez que dizia aquelas palavras a alguém. Quando imaginava pronunciá-las pensava sempre que iria ser difícil, mas não foi. Nunca antes tivera tanta certeza de qualquer coisa.
Mal disse aquelas palavras, porém, Jamie baixou a cabeça e começou a chorar, encostando o seu corpo ao meu. Envolvi-a nos meus braços, perguntando-me o que se passava. Ela estava magra e percebi, pela primeira vez, que os meus braços a envolviam completamente. Tinha emagrecido, mesmo na última semana e meia, e lembrei-me que mal tocara na sua comida naquele dia. Continuou a chorar encostada ao meu peito durante o que me pareceu muito tempo. Não sabia bem o que pensar, ou até se ela sentia o mesmo que eu. Ainda assim, não lamentei as minhas palavras. A verdade é sempre a verdade e tinha acabado de lhe prometer que nunca mais lhe mentiria.
- Por favor, não digas isso - disse-me ela. - Por favor..







 
Jamie tinha leucemia e sabia disso desde o Verão passado.

No momento em que ela me falou da doença, o sangue escoou-se-me do rosto e um feixe de imagens vertiginosas percorreu trepidante a minha mente. Foi como se, naquele breve instante, o tempo tivesse subitamente parado e eu compreendesse tudo o que tinha acontecido entre nós. Compreendi por que quisera que eu participasse na peça: compreendi por que razão, depois de termo representado naquela primeira noite, Hegbert lhe sussurrara com lágrimas nos olhos, chamando-a seu anjo; compreendi por que razão parecia sempre tão cansado e porque se afligia com as minhas idas constantes lá a casa. Tudo se tornou absolutamente claro.

Por que quisera que o Natal no orfanato fosse tão especial...

Por que pensava que não iria para a universidade...

Por que me havia dado a sua Bíblia...



 O amor deles é puro, sincero e verdadeiro.............
 É um livro lindo, que te deixa sem palavras, só o que eu posso e consigo dizer é que eu recomendo muuiitttttooooo!!




beijos...Jaynne...

2 comentários:

  1. Eu assisti o filme 2 semanas atrás e fiquei morrendo de vontade de ler o livro , o único livro que li do Sparks foi A Última Música e achei muito perfeito então depois da sua resenha afirmando isso kkkkkk , vou ler esse livro em breve ( talvez compre em Fevereiro ) . Beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É lindo tanto o filme quanto o livros, fazem você se apaixonar muito!!!!
    beijos amore!

    ResponderExcluir

Seja educado!
Por favor não escreva palavras de baixo calão.
Aceito Criticas desde que sejam construtivas, e não para ofender.
Obrigado!