quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resenha: Persuasão - Jane Austen - Editora Landmark


Persuasão – Jane Austen





Persuasion - Edição BilíngueISBN: 978-85-88781-33-7Tamanho: 16cmx23cmPáginas: 208Preço da Capa: R$ 31,50Selo: Editora Landmark



Sinopse:

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.
Página de título da Edição de 1817


Jane Austin é/era uma autora totalmente DIVA. Para uma pessoa que vivia naquela época ela era muito perspicaz, inteligente e nem um pouco fútil.
Ela percebia como a sociedade daquela época era totalmente frívola, ela via também o que até hoje poucas pessoas percebem, mesmo vivendo e convivendo nessa sociedade, ela percebeu que nos somos completamente controlados pela sociedade, que somos pessoas fúteis, frívolas e que só pensamos em nós mesmos. Percebeu também que a sociedade dita as regras e todo mundo obedece sem nem reclamar ou perguntar porque. Ela percebeu que a sociedade faz com que nós as pessoas fúteis achemos esquisitas e repudiemos as pessoas que veem a verdade, que protestam e agem indiferente as regras, normas e a moda da sociedade.
Em Persuasão como em todos os livros dela ela tenta passar isso, essa percepção da verdadeira sociedade em que a personagem vive, e com certeza ela consegue. Nesse livro ela suavizou isso, ela deixou a personagem principal Anne Elliot bem menos cínica e critica que as outras personagens, dos outros livros dela que eu já li.
*Que foram bem poucos, eu só li Orgulho e Preconceito, A Abadia de Northanger e Persuasão*
Anne Elliot é na verdade uma personagem bem doocceee, caridosa e submissa, – Que ela acha que não é submissão é cumprir o dever dela, cá entre nós pra mim é submissão sim, mas tem o fator, que as coisas eram diferentes naquela época - ela é daquele tipo de pessoa que escuta e ajuda a todos pedem ou falem com ela.
Em certos momentos do livro eu fiquei beemmm indignada em ver como a irmã mais velha e o pai dela tratam ela, e fiquei realmente com raiva da personagem por ela não fazer nem dizer nada, claro que eles iam prestar atenção se ela gritasse um pouco com eles, porque quando ela fala normalmente a opinião dela ninguém nem percebe ou ignora.
O personagem principal Frederick Wentworth é orgulhoso demais, rancoroso e até um pouquinho mas bem pouquinho mesmo fútil. Anne magoou ele no passado e agora que eles se reencontraram e o amor que eles sentiam voltou com força total. Só que Frederick está tão magoado que ele ignora a Anne e vai procurar uma moça pra ele se casar.
O desenrolar da estória é bom viu amores, mas eu achei que a estória dos personagem secundários e terciários estava mais destacada do que a dos personagens primários. Eu achei que faltou um pouco mais de diálogos entre os dois, mesmo um simples bom dia, uma conversa sobre qualquer coisa, não que tenha não algumas conversas, mas foram muito poucas segundo a minha opinião claro.

Eu entendo porque esse foi o livro menos elabora da Jane Austen, afinal quando ela escreveu Persuasão quando estava doente, doença essa que causou a morte dela.
Essa é uma obra póstuma pois só foi publicada em 1818, um ano depois da morte de Austen em 1817.

O que eu achei de alguns personagens secundários:

Walter Elliot: Fútil, arrogante, extravagante e com certeza hoje em dia ele seria um metro sexual (nada contra).
Elizabeth Elliot: Mimada, Fútil, arrogante, imprudente e ignorante.
Mary Musgrove (antes Elliot): Fútil, deslumbrada, arrogante e sem inteligência.
Lady Russell: Boa pessoa, um pouquinho fútil, uma mulher inteligente e de bom coração.
Mrs. Willian Elliot: Cínico, falso, manipulador e fingido.
Mrs. Smith: Uma amiga boa, de bom coração e um pouco amarga pelo que sofreu na vida.

Mas em geral eu realmente recomendo muuiittooo o livro porque ele faz você sentir alguma coisa pelos personagens, você fica com raiva, com pena, intrigada, confusa e totalmente surpresa. Esse livro tem que ser lido.
E quem é apreciadora de Jane Austen sabe que ela nunca escreveu uma estória ruim ou entediante, afinal Jane Austen é e sempre será uma completa e maravilhosa Diva.



Sobre o filme Persuasão de 2006 – O filme eu estou assistindo ainda pelo youtube, separado em 7 partes. Até agora eu achei que não foi tão fiel ao livro.
E eu estou tendo um probleminha em assistir pois a atriz que interpreta a Anne, fez um filme que eu assisti a pouco onde ela é muito doidinha e vive sorrindo, resumindo um personagem totalmente diferente e agora eu não consigo ver ela como a Anne Elliot descrita no livro.





Beijos...Jaynne...






OBS¹: Eu recebi a indicação pra fazer um meme, mas eu só vou poder fazer ele a partir do 2 pra lá por que eu vou viajar de férias, olha que bonito todo mundo voltando das férias e eu ainda indo, só eu mesmo.
OBS²: Gente o meu cabo da internet tá quebrado, e eu estou usando meu celular de roteador daquela internet dá vivo de 9.90 sabe muito ruim, por isso ta difícil de postar todo dia como eu prometi os lançamentos da Editora Landmark. Espero que vocês entendam.

4 comentários:

  1. Oi quero muito ler um livro da Jane Austen!
    Parabens pelo blog adorei!
    Bjs.

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Jane é totalmente DIVA.
      Obrigado pela visita flor!!!!
      beijos

      Excluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh como eu adoro Jane Austen... Mas Orgulho e Preconceito é o meu xodó hehehe....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, o meu preferido também é Orgulho e Preconceito.
      E volto a Repetir Jane Austen é Diva!!!

      beijos

      Excluir

Seja educado!
Por favor não escreva palavras de baixo calão.
Aceito Criticas desde que sejam construtivas, e não para ofender.
Obrigado!